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Guitarristas da Galiza na emigração (2)

Música prohibida de Juan Alais © 2024 by Isabel Rei Samartim
O elemento mais importante em torno do que girava a vida musical guitarrística em Buenos Aires entre 1870 e 1900 é a loja-armazém, escola, editora, oficina de construção e salão de música do baixo-minhoto Francisco Nuñez Rodríguez, a Casa Nuñez, mais tarde conhecida como Antiga Casa Nuñez.

Ricardo Freire Blanco, o virtuoso de Cedeira (2)

Desenho de Ricardo Freire Blanco © 2023 by Isabel Rei Samartim
O legado do guitarrista abrange áudios, vídeos, documentos, fotografias, cadernos de notas, cadernos de desenho, planos de construção, e a enorme partitoteca com todo o tipo de música para guitarra.Um tesouro com música do repertório clássico europeu e também da América Latina publicada nas décadas centrais do século XX.

O ensino da guitarra na Galiza (1)

Academia de César Rivera em Vigo. Faro de Vigo, 28 de setembro de 1899 © by Isabel Rei Samartim
Neste artigo apresentamos alguns dos centros educativos galegos, financiados com fundos públicos e privados, de que temos notícia que se dava ensino de guitarra e cordofones dedilhados no século XIX.

António Jimenez Majon na Galiza e Portugal

Antonio Jiménez Manjón © 1888 by La Ilustración Española y Americana
Não foi intenção de António Torres a de criar um modelo único de guitarra, nem a de extinguir o resto de modelos diversos que existiam para o que nós costumamos chamar de ‘grande família das guitarras’.

A guitarra plebeia de Montes

Juan Montes, «6 Baladas gallegas» © Dominio Público
Depois da morte de Montes (1840-1899), que coincide no mesmo ano que a do guitarrista Parga, a sua música continua a tocar-se e as orquestras de plectro galegas que nas primeiras décadas do século XX estão em plena efervescência, interpretam a sua música como emblema de galeguidade.

Cambra, Benavides e o pirata Juan March

Etiqueta de Domínguez Cambra, na bonaerense Avenida Entre Ríos, 177. © 2121 by Isabel Rei Samartim
Uma plêiade de violeiros galegos juntou-se ao redor do próspero Francisco Núñez, em Buenos Aires, aonde emigraram na procura da aprendizagem dum ofício maravilhoso e acharam em Buenos Aires uma guitarra argentina em pleno crescimento, e a ela contribuíram com a sua arte construtiva, sendo apreciados pelos guitarristas do país.

Francisco Núñez Rodríguez e o sonho americano

Francisco Núñez, editor. Assinatura e logótipo © 2021 by Isabel Rei Samantim
Diz Prat que em 1870 Francisco Núñez concibe a ideia de fundar a depois afamada Casa Núñez e que Núñez chegou a ser o primeiro industrial do mundo em construção de guitarras, cujo mercado superava ao já extenso do valenciano Salvador Ibáñez.

A violaria galega no último terço do século XIX

Guitarra Hijos de Gonzalez no Liceu Fernando Blanco de Cee. © 2021 by Isabel Rei Samartim.
A informação que falta também fala por si mesma.Por isso, seria pouco inteligente considerar, visto que as primeiras informações sobre construção de guitarras na Galiza são do último terço do século XIX, que antes dessa época não tínhamos violaria.

Thibaut Garcia firma con Erato

El guitarrista franco-español Thibaut Garcia (Toulouse, 1996) acaba de firmar un contrato con el sello Erato - Warner Classics.Su primer disco con Erato, Leyendas, saldrá a la venta en 2016, con un repertorio dedicado a música de Albéniz (Asturias), Piazzolla (Cuatro estaciones porteñas), Falla (Siete canciones populares españolas, con el violonchelista Edgar Moreau) y Manjón (Aire vasco).

Reunión del Patronato del Centro de Estudios Musicales de Santander (ES)

El pasado miércoles 21 de julio se ha celebrado la Junta de Patronos del Centro de Estudios Musicales de Santander, del que es Presidenta de honor su Alteza Real la infanta doña Margarita.Máximo órgano de esta institución sin ánimo de lucro, constituida el 27 de junio de 1990, el Patronato del Centro de Estudios Musicales se reúne con carácter anual. El Centro de Estudios Musicales Isaac Albéniz de Santander dirige y gobierna el conjunto de programas que, promovidos por la Fundación Albéniz, se desarrollan en Santander: el Concurso Internacional de Piano de Santander Paloma O´Shea y el Encuentro de Música y Academia. En esta reunión del Patronato se presentaron la Memoria de 2009 y el Plan de Actividades de 2010, y se aprobaron las cuentas anuales.
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