Los músicos españoles en orquestas alemanas no son reyes, pero sí magos.Y rompen los tópicos.¡Por Dios… algunos no han cumplido los 30 años!No son reyes, pero sí son magos esos jóvenes músicos españoles.
El jurado ha destacado su disco Amadora (2023) como “un álbum sobresaliente con unas letras de profundo calado lírico” y ha destacado que la creadora “ha marcado a varias generaciones de bandas y artistas”
A investigação histórica sobre a guitarra deixa-nos aqui um exemplo de como a pesquisa musical é capaz de ilustrar processos sociais e políticos como, neste caso, a evolução do pensamento galeguista.Daí que seja imprescindível analisar e entender no seu contexto o papel da Casa da Tróia em favor da história da guitarra e da Galiza.
Neste artigo apresentam-se as notícias relativas às orquestras de plectro nas vilas de Rianjo, Vila Garcia e Redondela, que ainda sendo cidades pequenas, foram autênticos centros de atividade guitarrística naquela época.
O mais interessante da vida artística de Ulibarri tem sido a formação duma orquestra de cordofones com mulheres, que era apresentada como “rondalla” feminina.
O Centro Galego de Montevideu tinha começado já no mês de janeiro de 1880 por todo o alto organizando a sua primeira tuna, a Estudantina Galaica com 45 intérpretes com vestimenta de tunos.
O presente artigo oferece um repasso pelas notícias que recolhemos de guitarristas que tocaram nalgumas Casas da Galiza e outras associações de gentes galegas em Cuba, Argentina, Brasil e Uruguai, sedes dos primeiros Centros Galegos.
Este encuentro, que se celebrará entre el 25 y el 27 de enero, pone en valor el papel de la mujer creadora en general y de las mujeres compositoras actuales en particular, y en esta ocasión abrirá el abanico de actividades y perspectivas con una jornada científica y estrenando una sección infantil.
Em 1958 acontecem dous eventos importantes: a primeira é a fundação dos cursos de Música em Compostela e a segunda, ligada a estes, é a criação do Conservatório de Ourense organizado como fundação onde participavam diversas entidades, coordenadas através do Padroado.
Apresentava-se o livro intitulado A música represaliada, publicado pela Deputação, a conter vinte e três artigos mais um prólogo e um epílogo, sobre diversas músicas e músicos que sofreram o vandalismo dos bárbaros.